A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA PELO CONHECIMENTO
ou pelo reconhecimento do valor do meio ambiente que queremos preservar. Isso requer uma compreensão completa e detalhada do funcionamento dos organismos que a compõem e das relações entre estes e o próprio meio ambiente.
Para conhecer a Amazônia, antes de tudo, é preciso criar uma ponte entre o nosso conhecimento científico e os importantes saberes tradicionais dos povos da floresta.
É preciso buscar o equilíbrio correto, respeitando o conhecimento local, mas ao mesmo tempo utilizando as modernas ferramentas da ciência e tecnologia.
A OS AMAZÔNIA PROMOVE PESQUISAS ÚTEIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS COMUNIDADES LOCAIS.
bem como a conservação da biodiversidade e os serviços ambientais oferecidos pela floresta. A participação ativa da população local em projetos científicos permite aumentar a conscientização sobre o valor dos recursos naturais locais e fornecer novas ferramentas para a gestão sustentável do patrimônio ambiental.
A pesquisa participativa pode fornecer às comunidades locais novas capacidades e habilidades, úteis para identificar e desenvolver oportunidades concretas de renda que possam melhorar a subsistência dos povos tradicionais e proteger a Amazônia.
Os principais projetos de pesquisa realizados
MAMÍFEROS AQUÁTICOS: ARIRANHAS E BOTOS
Em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), censos populacionais e distribuição, uso de habitat e hábitos ecológicos e migratórios de: Lontra longicaudis, Pteronura brasiliensis, Inia geoffrensis e Sotalia fluviatilis.
FAUNA TERRESTRE COM ARMADILHAS FOTOGRÁFICAS
Primeiro levantamento e início do censo da fauna de médio e grande porte, com a expertise do MUSE, museu de ciências de Trento, na Itália, capacitação de jovens locais e participação de alunos da Universidade Estadual de Roraima.
BOTÂNICA COMUNITÁRIA: PATRIMÔNIO VEGETAL SEGUNDO OS NATIVOS
Em colaboração com o Kew Botanical Garden em Londres, o INPA de Manaus e o apoio do Amazon Charitable Trust, amostragem de espécies vegetais e treinamento de jovens para-taxonomistas para a construção de herbários.
PESCA ACIDENTAL DE BOTOS NA AMAZÔNIA
Coordenada pelo Instituto Mamirauá de Desenvolvimento Sustentável, a extensa pesquisa coletou dados em diferentes regiões do Bioma sobre a incidência da pesca acidental de botos. Para os jovens envolvidos, uma oportunidade de renda adicional oferecida pela conservação ambiental.
ABC: AMAZON, BIODIVERSITY AND CARBON EXPEDITIONS
Com o INPA e outros institutos de pesquisa brasileiros de prestígio, um levantamento multitaxa da biodiversidade florestal intacta: plantas, vertebrados, não vertebrados, eDNA, medição do estoque de carbono e biomassa epígea, paisagens sonoras e armadilhas fotográficas.
MAMÍFEROS NÃO VOLÁTEIS
Censo com transectos lineares de mamíferos não voláteis e levantamento preliminar da fauna aviária, realizado em colaboração com a Universidade de Copenhague e WWF Brasil.
Publicações científicas
Artigos
- 01. Advances in the study of giant otter (pdf)
- 02. Giant otter distribution survey (pdf)
- 03. Mammal survey in the Rio Jauaperi (pdf)
- 04. Interaction Amazon Dolphin (jpg)
- 05. Breeding behavior of giant otter (pdf)
- 06. Home range and movements of giant otters (pdf)
- 07. Change of partner in giant otter (jpg)
- 08. Consumption rate of giant otter (pdf)
Teses
- 01. Etnobotânica de árvores e palmeiras (pdf)
- 02. Monitoring of a small-scale REDD+ project in Brazil (pdf)
- 03. Pratiche sostenibili per il turismo sostenibile (pdf)
- 04. Da farmacopeia ao sistema de saúde (pdf)
- 05. Food and environmental security (pdf)
- 06. Censimento lontra gigante (pdf)
- 07. Socorro Amazônia - comunicazione per l’assistenza sanitaria (pdf)